A Câmara de Mondim de Basto anunciou ontem o início das obras de construção da Biblioteca Municipal de Mondim de Basto, um investimento de 820 mil euros que deverá abrir ao público no Verão de 2008. Com a construção da biblioteca, disse ontem à Lusa o presidente da autarquia local, a câmara pretende resolver uma lacuna existente no concelho na área dos equipamentos culturais. Pinto de Moura referiu que a biblioteca municipal vai ter capacidade para albergar 15 mil exemplares, número exigido pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB) para concelhos com menos de 20 mil habitantes.
A estrutura vai dispor ainda, acrescentou o autarca, de videoteca, sala de leitura geral, infanto-juvenil e auditório, espalhados por uma área de 1200 metros quadrados.
A abertura deste equipamento ao público está prevista para o final do Verão de 2008, imediatamente após a conclusão da obra. Paralelamente à obra, a autarquia está ainda a avançar com o registo e constituição do catálogo bibliográfico.
Desde o início de Novembro, que a autarquia conta com o apoio de um técnico superior, de biblioteca e documentação, responsável por executar os contactos com as editoras, pela carimbagem, classificação e catalogação de todas as unidades documentais, designadamente livros, CD’s ou DVD’s, que estão a ser adquiridas ou oferecidas.
“Todo este processo está a ser gerido através de um programa de tratamento documental (Bibliobase) que, para além da catalogação, permite a gestão de estatísticas, a circulação e empréstimo de unidades documentais”, disse o técnico, Francisco Laranjeira.
Fonte: O Primeiro de Janeiro - 11-04-007
Etiquetas: Acontecimentos, Equipamento Instalações e Mobiliário |